ES DIGITAL
Responsável: Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo – PRODEST
Objeto: a concessão contempla a manutenção preventiva e corretiva, implantação de novos pontos, remanejamento de pontos existentes, melhorias necessárias, elaboração de projetos, excluindo os serviços relacionados aos ativos da rede (roteadores, switches e demais ativos), na rede de fibra óptica do estado do Espírito Santo.
Descrição: o projeto visa a prestação de serviços, pelo parceiro privado, de manutenção preventiva e corretiva da rede de fibra óptica, além da instalação de novos pontos, movimentação de pontos existentes e melhorias necessárias. Também inclui a elaboração de projetos, mas não abrange serviços relacionados a equipamentos da rede, como roteadores e switches.
A iniciativa busca a redução de custos referentes à manutenção da rede de fibra óptica do Estado, otimizando a infraestrutura de forma compartilhada, possibilitando um melhor nível de serviço para os usuários, o aumento da eficiência e liberação de recursos do Estado para outras áreas prioritárias. A concessão também tem como meta a expansão do acesso à internet no interior do Estado, tornando o custo da conexão mais acessível para a população. Assim, toda a sociedade poderá aproveitar essa infraestrutura, uma vez que o custo da conexão será mais acessível, além de trazer outros benefícios como a geração de emprego.
A infraestrutura de fibra óptica possui um total de 3.672 km de fibra lançada, atingindo 74 municípios do estado do Espirito Santo, sendo fundamental para atrair investimentos, uma vez que empresas de tecnologia e outros setores necessitam de conexão rápida e estável.
Setor: infraestrutura digital
Modelo de Gestão: a definir
Prazo: a definir.
Valor do contrato: a definir.
Investimento: a definir.
Fase atual: proposta preliminar da Prodest foi aprovada. Em fase de contratação da consultoria para modelagem da concessão.