DESSALINIZAÇÃO DE ÁGUA DO MAR

 

Responsável: Companhia Espírito-santense de Saneamento (CESAN)

Objeto: estruturação e modelagem de Projeto de Interesse Público de Solução Hídrica Complementar, via dessalinização de água do mar, para a Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV), município de Anchieta e a orla do município de Aracruz no estado do Espírito Santo (ES).

Descrição: o Projeto de Sistema de Abastecimento de Água Dessalinizada abrangerá etapas de captação, adução, tratamento, reservação e interligação ao sistema existente. Com uma capacidade mínima de produção de 1.100 litros por segundo, a planta de dessalinização garantirá uma entrega com 90% de disponibilidade.

O sistema será projetado para atender aos padrões de potabilidade estabelecidos pela Portaria GM/MS nº 888, de 4 de maio de 2021, que regulamenta os procedimentos de controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano. Além disso, será adaptado para seguir as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), garantindo a qualidade e segurança da água dessalinizada.

Este projeto representa um avanço crucial para oferecer um abastecimento de água de alta qualidade e confiável para a região, cumprindo com as normas e exigências mais atualizadas em termos de potabilidade e segurança no consumo humano e fazer frente à crise hídrica.

Setor: saneamento básico

Fase atual: O Edital foi publicado no dia 9 de fevereiro de 2024 e o prazo para recebimento de propostas se encerrou no dia 11 de março de 2024.

Confira aqui as informações referentes ao Edital do PMI.