Kleber Andrade poderá ser palco de empreendimentos que unem Esporte, Turismo e Eventos

22/10/2020 12h08

O Programa de Concessões e Parcerias tem priorizado a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população capixaba.

 

O Estádio Estadual Kleber Andrade, localizado em Cariacica, está disponível para receber propostas de empresários interessados em investir na implementação de parcerias entre o setor privado e Governo do Espírito Santo. O empreendimento faz parte do Programa de Concessões e Parcerias do Estado e encontra-se na fase de Sondagem de Mercado para participação de interessados no empreendimento.

 

A Sondagem de Mercado, prática adotada pelo programa, visa a institucionalizar o diálogo entre o poder público e o parceiro privado. Basicamente, é uma convocação da Administração Pública para que apareçam candidatos dispostos a desenvolver projetos, estudos, levantamentos e investigações, contemplando os interesses da Administração para colocar em prática sua carteira de projetos.

 

“O Kleber Andrade, além de ser um dos estádios de médio porte mais modernos e estruturados do Brasil, é também a maior praça esportiva que temos no Espírito Santo, um local que pode ser utilizado tanto para jogos quanto para eventos culturais. Somente no ano passado, por exemplo, mais de 160 mil pessoas estiveram no estádio acompanhando jogos e competições internacionais, como a Copa do Mundo Sub-17”, explicou o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Júnior Abreu.

 

Kleber Andrade

 

O estádio, inaugurado parcialmente em 1983, pelo Rio Branco Atlético Clube, antigo proprietário, leva o nome ex-presidente do clube, Kleber José de Andrade. Desde 2008, o Governo do Estado do Espírito Santo administra o espaço, onde realizou uma ampla reforma e reinaugurou o estádio para população em 2014.

 

No ano passado, novas melhorias foram feitas no local, que tem capacidade de receber cerca de 21,8 mil pessoas, com o objetivo de oferecer mais comodidade aos jogadores e ao público.

 

Dentre as intervenções realizadas estão a construção do banheiro da parte superior, a instalação de grama sintética ao redor do campo, de placas de energia fotovoltaica, de placar eletrônico, além de rebaixamento e posicionamento dos bancos de reserva no local adequado, definido pela Federação Internacional de Futebol (Fifa).

 

Já em 2020, novas obras foram executadas. Entre as principais estão as instalações das escadas rolantes, que ligam os vestiários ao gramado e dos elevadores, utilizados para uso comum e transporte de materiais das equipes, a construção das escadas de acesso às arquibancadas localizadas atrás da concha acústica, além do revestimento do piso das rampas e escadas externas.

 

Além de competições esportivas, o espaço que pode receber shows e outros eventos culturais conta com rampas circulares para acesso as arquibancadas, espaço reservado para deficientes físicos, duas lanchonetes, claraboias para utilização da luz natural, painéis de energia fotovoltaica (que reduzem em quase 100% o custo com energia elétrica no local) e, na entrada principal, um prédio de dois pavimentos, em que ficam as bilheterias e um centro de convivência social voltado à comunidade.

 

O Programa

 

O programa traz vantagens a todos os envolvidos, pois tem como missão a promoção do desenvolvimento econômico, social e ambiental capixaba, fomentando eficiência no emprego dos recursos da sociedade e um ambiente de negócio favorável ao empreendedorismo.

 

Ao setor público, o programa permite que concentre seu foco e recursos na qualidade que a obra ou o serviço devem entregar, ou seja, o melhor atendimento das necessidades da população. No Estado, ele é coordenado pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e pela Secretaria da Fazenda (Sefaz).

 

Já a empresa privada parceira assume as atividades de planejamento, construção, operação e manutenção desses bens públicos, além do risco, e é remunerada mediante cobrança de tarifas pagas pelos usuários ou pelo Governo, conforme modelo adotado.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sefaz

Giordany Bozzato

(27) 3347-5128

giordany.bozzato@sefaz.es.gov.br

 

Gerência de Comunicação Institucional do Bandes

Bárbara Deps Bonato / Wilson Igreja Campos

(27) 99774-4428

comunica@bandes.com.br

 

Assessoria de Comunicação da Sesport

Denys Lobo / Rodolfo Mageste

(27) 3636-7027 / (27) 99802-3645 / (27) 99309-9053

assessoria@sesport.es.gov.br