Recebimento de propostas do Pavilhão de Carapina acontece nesta quinta-feira (31)

29/08/2023 15h05 - Atualizado em 29/08/2023 15h54

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), realiza, nesta quinta-feira (31), o recebimento de propostas da licitação de Concessão do Pavilhão de Carapina. As documentações serão recebidas na sede da Setur, localizada na Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 705, no bairro Forte São João, no município de Vitória, Espírito Santo. O horário de entrega das documentações será das 9h às 10h.

O objetivo da concessão é alavancar o setor de eventos e a cadeia produtiva do turismo no Espírito Santo, atraindo eventos de médio e grande porte, proporcionando destaque ao Estado no cenário nacional. O projeto também faz parte do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento (Sedes).

O modelo de concessão para a Arena Multiuso vai abranger a necessidade de modernização da infraestrutura e a criação de incentivos de performance para o futuro concessionário, promovendo toda a cadeia econômica direta ou indireta. O contrato terá duração de 30 anos e os investimentos obrigatórios vão ocorrer nos cinco primeiros anos.

“A concessão do Pavilhão vai promover o desenvolvimento do turismo capixaba, tornando o Espírito Santo mais atrativo para eventos empresariais ou de lazer, pois também poderá ser uma alternativa cultural, gerando empregos para toda a região e fomentando o setor”, comentou o secretário de Estado do Turismo, Weverson Meireles.

O vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, afirmou que a Arena Multiuso (antigo Pavilhão de Carapina) é referência tradicional no Estado por sediar por anos grandes eventos que envolvem segmentos, como o turismo, agricultura, rochas ornamentais, metalmecânica, gastronomia e serviços, movimentando a economia capixaba.

“Com a concessão, a gestão será otimizada, o espaço será modernizado e, por certo, vamos impulsionar o desenvolvimento econômico, criando novos negócios, inovando, atraindo investidores, ampliando o fluxo de turistas e visitantes e criando mais oportunidades para a geração de emprego e renda para os capixabas”, destacou Ricardo Ferraço.

O projeto prevê ainda a possibilidade de agregar ao espaço outras atividades, desde que não conflitem com o objeto principal, como, hotéis, centros empresariais, polos gastronômicos, entre outros, fomentando ainda mais a cadeia do turismo e alavancando os negócios.

O valor mínimo de outorga é de R$ 4,5 milhões, que serão divididos em parcelas anuais ao longo do contrato, além de parcela variável das receitas que vão variar entre 3% e 8%, a depender do desempenho do concessionário.

Sobre o Pavilhão


Local de realização dos principais eventos do Estado, o Pavilhão de Carapina contribui para diversos setores econômicos, como, rochas ornamentais, metal mecânica, supermercadista, entre outras. Este ano, o Pavilhão volta a abrigar a Feira dos Municípios, um importante evento que celebra a cultura e a identidade capixaba.

São mais de 100 mil metros quadrados de área total, 14,6 mil metros quadrados de pavilhões cobertos e mais de 1.600 vagas de estacionamento. O Pavilhão fica a 6,8 quilômetros do Aeroporto de Vitória, às margens da Rodovia do Contorno BR-101, facilitando a logística de realização dos eventos.

Informações complementares e esclarecimentos podem ser obtidos por meio do e-mail concessaoarena@turismo.es.gov.br. Agendamentos para visitas técnicas ao local podem ser feitos até o último dia útil anterior à abertura da sessão pública, com a Gerência de Estudos e Negócios Turísticos – GENTUR, pelo e-mail: concessaoarena@turismo.es.gov.br.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setur
Tatiana Beling
(27) 3636-8006 / 98141-8888
imprensa@turismo.es.gov.br
 

Assessoria de Comunicação da Sedes
Gabriela Galvão
(27) 3636-9708
comunicacao@sedes.es.gov.br