Portaria autoriza estudos para projeto de dessalinização na Região Metropolitana da Grande Vitória
Foi publicada, na última sexta-feira (22), no Diário Oficial do Estado, a Portaria que autoriza os estudos para o projeto de dessalinização de água do mar. A medida visa a atender à demanda por uma solução hídrica complementar na Região Metropolitana da Grande Vitória, no município de Anchieta e na orla de Aracruz.
O documento, assinado pelo vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, está fundamentado nos termos do Edital de PMI/SEDES nº 001/2024. De acordo com a Portaria, os proponentes autorizados a conduzirem os estudos de viabilidade técnica, econômico-financeira e jurídico-institucional são:
- GS Inima Brasil LTDA;
- Promulti Engenharia Infraestrutura e Meio Ambiente;
- Consórcio Líder Infraway Estruturadora de Projetos LTDA;
- Hidrostudio Engenharia S/S.
Esses proponentes terão o prazo de até 180 dias para apresentarem os estudos técnicos, conforme estabelecido no Edital de PMI/SEDES nº 001/2024.
A Portaria, que entrou em vigor na última sexta-feira (22), representa um passo importante na busca por soluções que garantam o abastecimento de água na Região Metropolitana da Grande Vitória, no município de Anchieta e na orla de Aracruz, especialmente em tempos de desafios hídricos.
A dessalinização de água do mar é uma alternativa estratégica para mitigar os efeitos da escassez hídrica e promover o desenvolvimento sustentável da região. “Com isso, o Estado do Espírito Santo demonstra seu compromisso em enfrentar os desafios relacionados à gestão hídrica, buscando soluções inovadoras e eficazes para garantir o acesso à água potável para toda a população”, pontuou o subsecretário de Estado de Gestão e Parcerias, Ricardo Pessanha.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedes
(27) 3636-9708
comunicacao@sedes.es.gov.br