Parque da Prainha de Vila Velha

Objeto: Concessão do Parque da Prainha de Vila Velha, com construção, manutenção, operação e gestão dos serviços, com possibilidade de obtenção de receitas acessórias.

 

Descrição: O Projeto de Revitalização do Parque da Prainha prevê intervenção urbana e paisagística, em uma área aproximada de 50.000 m2, valorizando os recursos existentes e propondo novos usos a fim de torná-la mais atrativa e funcional. Com grande potencial para o turismo náutico, a área permite a construção de decks, marinas e píers, possibilitando fluxo e atracagem de embarcações. Atualmente recebe importantes eventos como a Festa da Penha, já consagrado no calendário religioso nacional, além de feiras e festivais, dispondo de espaço para a realização de shows.

A região é considerada de grande importância histórica para o Estado, pois guarda a memória do início da colonização do Espírito Santo, com a chegada dos portugueses e início da capitania. Possui em seu entorno um conjunto dos mais importantes monumentos históricos capixabas: o Convento da Penha, conhecido nacionalmente, que fica localizado estrategicamente no alto do morro, a gruta do Frei Palácios, a Igreja do Rosário, a mais antiga construção do Brasil, datada de 1535, a Casa da Memória Vila Velha, o Museu Homero Massena e o casario antigo típico da prainha. 

 

 

Setor: Esporte, Turismo e Eventos

Modelo de Gestão: Concessão comum ou Parceria Público-Privada

Prazo: A definir

Valor do contrato: Em estudo

CAPEX: A definir

Fase atual: Em sondagem